quinta-feira, março 31, 2011

Antecipando Tendências - Verão 2012

Pesquisando tendências para o nosso verão 2012, que daqui a pouco já começam a aparecer nas semanas de moda nacionais, tá talvez não tão daqui a pouco, mas logo logo tá aí, não custa adiantar, o que provavelmente veremos, né?
E quão boas foram nossas escolhas no último verão, que só acabou no calendário, e quem sabe ainda ir atrás das últimas peças em liquidação, que poderão ser usadas na próxima estação, por um preço muito mais simpático.
O Senac trouxe uma visão, de acordo com as pesquisas deles, não é unanimidade, mas é um ponto de vista forte, convenhamos. De acordo com eles teremos 4 grandes temas tendências, digamos assim.
Leiam, tirem suas conclusões e vejam se concordam comigo:
(Não sei para vocês, mas eu considerei tudo bem parecido com nosso ainda verão ou a caminho de ...)



“Explosão 70” – Os anos 70 invadirão nosso armário! (Mas já não invadiram? – e as estampas liberty, as pantalonas tendo destaque, as saias longas mega presentes no próximo inverno, tie-dye, até o headband moderninho já apareceu – dale MariaBBB. – Enfim, o verbo invadirão, está errado! Corrigindo: Os anos 70 continuarão por aí, por aqui! Ponto pra gente, boa parte disso aí já está inserido no nosso cotidiano. Ok, talvez falte uma boa calça boca de sino e um vestido longo.



 “Mínimo Divisor Comum” – Gostei do nome. Já tá intrínseco do que se trata, mas vamos ser redundantes para não haver dúvidas, minimalismo em alta aqui, (oi?). Tendência fortíssima nos anos 90, o minimalismo é, em frases clichês, ‘o pouco é muito’, ‘menos é mais’, ‘melhor pecar pela falta que pelo excesso’ e por aí vai... é aquela coisa clean! I Like (Y)! Ok, mas clean não significa o ‘basicão’, hein gente! Ainda mais como está previsto para o próximo verão. Vamos lá a mais uma ‘novidade’, haha, minimalismo (peças sem muitas estampas, mais lisas, predominando uma cor e blá blá blá) + choque de cores. Nossa que novidade, teremos o color block (?), teremos cores vibrantes e fortes (?), oh my god! Só eu estou tendo déjà vu aqui. Eu já disse que a cor tá invadindo o mundo, só umas 2382738 milhões de vezes. Mas tudo bem, eles repetem tendências, eu repito frases.

“Jardim das Delícias” – Estampinhas, florzinhas, fofinhas, mulherzinhas, romanticazinhas, inhas;inhas;inhas. O ar romântico e camponês estará presente. Ok, não posso afirmar que isso ‘sai de moda’, acho que essas denominações entram mais como parte de um estilo que qualquer outra tendência de estação. Mas se existem românticas por estação, um ‘lady like’ camponês... Seja bem-vindo. A estampa liberty e as cores pastéis são subentendidas também, né?! Impossível ler e não imaginar, uma moça jovem, cabelos de comercial de shampoo, um vestido estampado com flores miúdas, uma cesta no braço, várias flores colhidas, uma doce brisa, um céu limpo, um sol forte, porém não quente e aquela felicidade irradiante! Bem coisa de filme! #fato


 “Festa na Floresta” – Para fechar, o clima brasileiro invadirá as araras por aí. Aqui eu vejo vantagem! O Brasil muitas vezes é referência, esse clima tropical, cores, sentidos, formas... #adoro. E de novo, mesmo mudando começo, cores à vista! Agora a La Carmen Miranda, a Claudinha Leitte antecipando tendências no seu look carnavalesco, lembram? haha. Ao que tudo indica, nos inspiraremos na diva do axé e andaremos por aí com bananas estampadas. Daleee Brasil!

É gente, uma coisa é certa “...e hoje sei, sei, sei/ não importa mais/porque não vai, vai, vai/ voltar a atrás/ o que restou em mim/ Eu não vou mudar/ nem tentar entender...” haha!

Será que a repetição está sendo pensada como um passo a libertação de tendências rumo ao consumo consciente, a slow fashion, ... ? Talvez não, muito provavelmente não, ainda não, mas economizaremos nosso dinheiro e nosso planeta, já que as tendências se repetem.
Essa repetição infinita me faz lembrar do reinado das listras. (eu sei que tá meio fora do tema). Mas tá uma ditadura dessa estampa, né?! Por favor democracia já, só tem listra, aaaaah! #nãotoaguentando. E as pessoas que não seguem muito as tendências, (oi?) o que fazer haha!
Sem mais, se tivesse mais, ninguém agüentava mesmo, né haha! beijos.
Renata Secco

2 comentários:

  1. é re muito interessante mesmo a cor e estampas aparecem em todos essas quatro tendências, mas vc nunca me vera de boca de sino, eu amei o jardim das delicias parece ser algo do mais leve e puro como na literatura fantastica aquelas mulheres belas com roupas soltas, esvoaçantes e leves...ainda não tinha visto o minimalismo se apropriar dessas cores fluor doces que tão em voga agora mas ja esperava acontecer...eu so mais o preto e branco básico não sei se me arrisco kkkk .... a é o will

    ResponderExcluir
  2. Nunca diga nunca em will, você assim como eu
    sabe que a moda é perversa, tudo vai e volta!
    hahhaha, eu gostei também do jardim das delícias
    acho que veremos muitas peças extremamente
    românticas e fofas! Mas eu acho que a festa na
    floresta vai ser um caminho legal também.
    é o minimalismo ganhou vida, dá até para
    'confundir' na hora de analisar movimentos
    mas é legal, eu aprovei a inserção de mais cores
    O preto e branco, é clássico! e ótimo, por aqui
    dizer, né!
    De qualquer forma tenho a impressão que
    novidade, mesmo, não temos muitas né!
    Vamos esperar! =))

    ResponderExcluir