quinta-feira, dezembro 22, 2011

Tendências de consumo inverno 2013

"Você é livre para fazer suas escolhas,
 mas é prisioneiro das conseqüências."
Pablo Naruda

--
Inverno de 2013, um pouco longe para os consumidores em geral. Mas para nós, do outro lado da moda, a previsão de tendências é fundamental. Mas o post não é exatamente sobre a busca por aquilo que o consumidor deseja e ainda não sabe. Esbarra nessa questão, mas o foco do post vai para uma das ‘tendências’ de comportamento anunciadas pelo usefashion, para o inverno de 2013.
Dentre as três que foram divulgadas, destaco a Brasilidade, vejam:

Relações Horizontais, que aborda as novas forças políticas e econômicas diante as redes sociais.
Algo que, na minha concepção, já iniciou-se. Ainda que, as ‘revoltas’ via redes sociais, ainda não estejam propriamente saindo da rede. O pensamento está se consolidando, ao ponto de surgirem os movimentos ‘anti-revoltas virtuais’, incentivando essas a saírem da rede e se tornarem reais de fato. Assim que esses movimentos tomarem a realidade, a tendência é que as forças políticas e econômicas, até então, em um regime vertical e quase que inatingível. Se torne horizontal, no qual a opinião da maioria seja ao menos ouvida. Uma situação utópica? Talvez, mas que os absurdos números de compartilhamento de notícias, revoltas e opiniões farão a diferença farão. Acrescento que a geração Y, que traz consigo a horizontalidade de forma muito forte, em seus meios de trabalho e relações sociais e pessoais, e no inverno de 2013 essa geração estará ainda mais inclusa no mercado de trabalho, dando origem a uma nova forma relações interpessoais.

Ressignificação, um movimento que surge da insatisfação com ações públicas vigentes e que geram novas idéias para solução de problemas.
O tema revolta, volta nesse tópico. É como se durante esse próximo ano, que separa hoje de 2013, fossemos guardando tudo que não concordamos e gerando nossas soluções, que em 2013 serão colocadas para fora, enfim.

Brasilidade, nosso país como protagonista.
Esse eu posso chamar de tema destaque. Confesso que estou curiosa para ver o que teremos de discussão e apresentação do tema brasilidade. Um tema extremamente discutido, a fim de chegarmos a uma conclusão da cara brasileira. Folclore, Amazônia, praias, mulheres bonitas, caipirinha, calor e Carmen Miranda. Hoje o Brasil tenta fugir do que já foi tão caracterizado. Será possível? Num país tão cheio de culturas, o que será a brasilidade? Tenho para mim que será uma grande mistura, sem rótulos. O fato de olhar para o nosso país, ao invés de correr atrás de uma cultura exterior e apenas reproduzi-la, já é uma grande fator positivo. Não sei, sinceramente, se essa tendência não partir de olhares externos, o que não me espantaria, mas de qualquer forma é uma nova visão de moda, de influências e inspirações. É a que mais me encanta. As revoltas estão mais previsíveis, a brasilidade me tratará algumas surpresas.

Beijos,
Renata Secco

Nenhum comentário:

Postar um comentário