quarta-feira, abril 27, 2011

Pierre Cardin

“Descobrir consiste em olhar para o que está todo mundo
 vendo e pensar uma coisa diferente.” Roger Von Oech

--

Amanhã começa a exposição Pierre Cardin – Moda Revolucionando Costume, que vai homenagear os 60 anos de seu trabalho. No Iguatemi em São Paulo.
“Italiano. Francês. Destaque dos anos 60 pela moda futurista. Precursor do prêt-à-porter nos anos 50. Embaixador da Unesco. Integrante da Academia de Belas Artes. Arquiteto. Dançarino. Dono de restaurantes. Hotéis. Homem do teatro. Do cinema. Só.”
Tudo isso em uma só pessoa. Alguém que ultrapassa a ponta do iceberg e consegue unir o mundo da moda a todo resto que o cerca. Ou talvez todo resto que o cerca a moda?
Criatividade. Alguns tem; alguns não tem. E em alguns simplesmente escorre.
Alguém que faz uma casa (?) assim:

Faz o que com a moda?

Dicas para os aspirantes a criadores de moda:
“A moda não é somente roupa, a moda é infinita, inclui acessórios, bijuterias. Ela não é útil, mas socialmente necessária. Colabora à necessidade que as pessoas têm de se diferenciar, a moda é o estilo de um tempo. Uma pessoa sem roupa pode ser de qualquer lugar, é a roupa que dá a nacionalidade, a personalidade.”
“Um grande criador é aquele que tem seu estilo, sua criatividade; é como um artista, tem autenticidade, não copia, nem imita.”
“É preciso saber olhar, conhecer com profundidade. Sempre viajei, fui a museus para saber o que já havia sido feito e fazer diferente de tudo o que já existiu. Para conhecer outro país preciso ir além dos cafés ou das festas, é preciso saber olhar a política, a cultura, as dificuldades do lugar.”
“A minha vida é real e não virtual. Amo trabalhar, é o meu prazer. Prefiro trabalhar do que entrar de férias, é o trabalho que me traz equilíbrio moral, social. Para ter sucesso é preciso trabalhar, ter conhecimento e originalidade, além de arrumar uma maneira de se financiar.”
Tudo entre aspas tem como fonte uma entrevista feita pelo site Chic.
É isso, beijos!
                                                                                                                        Renata Secco           

Nenhum comentário:

Postar um comentário