sábado, abril 16, 2011

Inovações - Design de Produtos.

“A moda não é algo presente apenas nas roupas.
A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias,
 com a maneira como vivemos, com o que está acontecendo.” Coco Chanel

--

É bem isso.

Antes da palavra moda, na minha formação está a design. O que muda a grade de ensino, inserindo matérias/conceitos do design em si na nossa formação. Como se hoje em dia pudéssemos separar. Enfim, muitas vezes o design gráfico;produtos;interiores (...) é tomado como campo de estudo. Afinal, tudo trabalha em cima da criatividade;estética; e afins.

E é nítido a conexão que podemos estabelecer. Uma das coisas que eu mais escuto na faculdade é a palavra ‘multifuncional’. Na moda isso ainda está em um processo de desenvolvimento, mas quando pensamos em produtos já encontramos muitas coisas interessantes.

Ventura Lambrate 2011. Uma exposição, que está na sua segunda edição, reúne diversos designers com inúmeras inovações, vai até amanhã. Portanto muita coisa já apareceu.

E o multifuncional surgiu, obviamente.

Poltrona Stacking Throne. Criada por Laurens Van Wieringen. É uma poltrona para bebês. Ela vai crescendo com a criança. Fantástico. É multifuncional; Aumenta o ciclo de vida do produto; Possui um pensamento estético; E ainda estimula a criatividade da criança, fundamental. Amei!



Vi outros produtos que apareceram, muitos me chamaram muita atenção, uns pelo pensamento sustentável, de reutilização de matérias-primas que seriam descartadas, outras por inovações estéticas de coisas simples.

Mas hoje, não sei se só o meu olhar estava nas poltronas, ou realmente estamos precisando de inovações nessa área.

Mais dois projetos que merecem espaço aqui no post.

O primeiro é feito por designers japoneses, Nendo. Incrível.



Esse outro é destaque no post, porque quando bati o olho lembrei instantaneamente daquele cachorro enrugado, fofo demais por aqui dizer, o Sharpei. Minha visão, minha irmã já disse que parecia galhos de árvores haha, enfim design tem a ver com sentimentos e experiências vividas. Foi feita por brasileiros, Fernando e Humberto Campana.



Mas, sem dúvida a Stacking Throne leva o meu destaque mor. haha!

É isso gente, beijos!

Renata Secco

2 comentários:

  1. Ameei Ree ;D
    Sou tarada nos irmãos Campana! Eles são geniais!!
    Beijocas, ta arrasando ;**

    ResponderExcluir
  2. Eles são incríveis mesmo! Fazem coisas
    maravilhosas!! =)

    Obrigadaaa flor! Mesmo eu não sabendo quem
    é você de fatoo! hahah, beeijos ;*

    ResponderExcluir