terça-feira, janeiro 11, 2011

'biquínis,praia,verão'


Eu nunca poderia começar um blog, em janeiro, sem falar sobre o desejo de todas as pessoas, ou pelo menos a sua maioria, que vivem em um país tão quente como o nosso, de desfrutar um espaço ao sol, areia e por sorte um vento tão amigo. A praia, ainda com todos os seus incômodos problemas, a se comparar, quando pensamos em uma estada beira a ‘piscina’, traz um clima, posso dizer, quase incomparável. E, eu nem bem entendo o porquê.
Sempre que eu penso em praia, me vêm duas lembranças completamente antagônicas em minha mente, a idéia idealizada do clima que só a praia te proporciona e a crônica ‘O Verão’ de Luís Fernando Veríssimo (recomendo a leitura), que faz um retrato bem realístico/deprimente/sarcástico das nossas areias no verão. Depois que a li não tem uma vez que eu vá para praia e não me lembre das palavras de Veríssimo, nem preciso dizer quão incríveis são suas crônicas.
E onde entra a moda nisso... Bem a moda está em tudo, sempre. Mas nem todos levam isso a sério. Se existe um lugar no mundo que as pessoas sabem desconsiderar a moda e o corpo que possuem, esse lugar é a praia. AÍ o efeito liberdade que essa provoca, que deveria ser por total positivo, acaba gerando fotografias desagradáveis e ‘depressões’ alguns anos depois. E nem pensem na justificativa ‘estou de férias’. Primeiro, porque o bom gosto, a escolha certa e a moda não tiram férias, no máximo um feriadinho trancadas no seu quarto. E segundo, ela não deve ser levada em consideração, visto que, muito provavelmente você comprou seu biquíni quando ainda não estava de férias. 
Sendo assim por mais que a citação abaixo deva ser considerada, e muito, mas só quando você estiver lá conquistando seu bronzeado, a escolha de um biquíni certo para o seu tipo de corpo e respeitando o seu estilo, faz toda diferença.  

 Por isso aproveite para realizar uma boa escolha, enquanto ainda não estiver de férias, para então desfrutar de toda alegria que o verão pode te proporcionar. 
Já existe na rede uma série de informações sobre que tipo de biquíni é o ideal para cada tipo de corpo, com fotos exemplificando bem detalhadamente, mas eu acho que quando vamos comprar um biquíni é muita informação para guardar. Então resolvi explicar de uma maneira diferente.
Eu sintetizei informações e reuni algumas dicas, para que você possa disfarçar irregularidades que te incomodam e valorizar aquilo que você tem de mais bonito:
  • Antes de sair de casa para comprar um biquíni, reflita sobre o seu corpo e pense nos pontos positivos (aqueles que você quer ressaltar) e nos negativos (os que você quer disfarçar). - Isso vale para tudo na verdade! - Sempre temos que estar conscientes dos corpos que possuímos e o que buscamos/esperamos de uma roupa.
  • Sem esquecer, que tudo precisa ter um equilíbrio. Se você pensar em tudo com harmonia, vai sempre ser muito fácil escolher uma roupa, um biquíni, enfim qualquer coisa.
Bem, vamos lá;
  • Estampas: chamam sempre a atenção para si, portanto ao escolher uma peça estampada opte pelo lugar do seu corpo que você quer dar destaque. Caso as duas partes sejam estampadas, elas se anulam;
  • Cores Lisas: têm efeito contrário as estampas. Escolha para parte que você quer disfarçar. Ambas as partes lisas, também se anulam;
  • Cores Escuras x Claras: cores escuras sempre reduzem/disfarçam, e cores claras ampliam/chamam mais atenção;
  • Drapeados, Plissados, Babados...: sempre vão aumentar, dão impressão de volume;
  • Tamanhos: peças pequenas (lacinhos, cortininha, alcinha, lateral fina...) cobrem lugares pequenos (quadril estreito, busto pequeno...) e peças grandes (alças largas, cintura mais alta, maiô, laterias largas...) cobrem lugares grandes (quadril largo, busto farto...). Então se você possui regiões fartas isso exige algo com mais tecido, e vice-versa. A preocupação com o tamanho é muito importante, não só esteticamente, mas também para o seu conforto.
Nessa montagem, mega simples que eu fiz, vocês podem ver alguns tipos de biquínis, que ilustram as ‘dicas’, que eu passei ali em cima. É só para ter uma noção básica do foco do olhar nas estampas, detalhes. Optei também por colocar algumas alcinhas bem finas em contrates com outras mais grossas, alguns tipos diferentes de tops e calcinhas. Obviamente, a maioria dos corpos, não se assemelham a população real, mas é só para ter uma idéia mesmo.   


  1. Água Doce
  2. Cia Marítima
  3. Rosa Chá
  4. ----------
  5. Cia Marítima
  6. Acqua Rosa
  7. Cia Marítima
  8. Cia Marítima

E além de tudo isso, que eu chamo de uma informação de base, a cada ‘verão’ nos deparamos com infinidades modelos, cores, estampas... inovações que vão fazendo a moda praia ainda mais interessante. Então, amanhã, ainda nessa temática ‘biquíni,praia,verão’, vou postar aqui um pouco da moda praia de 2011, para quem ainda não comprou seu biquíni, se eu levar sorte talvez ainda exista alguém.  
Renata Secco

Nenhum comentário:

Postar um comentário