terça-feira, janeiro 11, 2011

'biquínis, praia, verão' - de novo

Marcada pela inspiração nos anos 50 (luxo, feminilidade, salto, vestidos – ai os anos 50, eu não sei por que não fazem festas com temática dos anos 50, é tudo tão bonito!) que traz todo romantismo e delicadeza, a moda praia 2011 vem trazendo biquínis maiores, da cintura mais alta a tendência do uso do maiô, que vem mais sensual, com recortes e detalhes diferenciados, a moda praia esse ano se mostra mais comportada, tendência essa que vem sendo consolidada já há algum tempo, o famoso ‘biquíni fio-dental’ já não é tão mais cool, o que em minha opinião nunca foi. (As calças e saias com cintura alta presentes no nosso dia-a-dia, já indicavam um olhar para o passado).

Na passarela, tudo fica muito bom, mas e na vida real? Nas areias e piscinas que passei nesse verão ainda não tive a oportunidade ou o desprazer de ver alguém vestindo um biquíni cintura alta, alta mesmo, que os editoriais e as passarelas anunciaram. Ela traz com sua modelagem a ilusão de afinar o corpo e alongar as pernas em contrapartida aumenta o busto e o quadril. O que limita o uso em alguns corpos, por alteram características bem marcantes.
Na vida real de fato, se é que a vida de celebridade conta como vida real, entre as que ousaram em experimentar essa nova moda e foram clicadas estão, Kate Perry e Taylor Swift. Olhem e vejam se aprovam. Sinceramente, eu prefiro só em editoriais de moda, anunciando um look mais conceitual da coleção. Para vida real, eu optaria por um de cintura não tão alta.
Já os maiôs que também descendem dessa nova onda ‘de volta aos anos 50 – algo com mais pano’, apresentam, como já disse, recortes e detalhes diferenciados, tornando uma peça que era destinada as pessoas que não estavam contentes com o corpo ou ainda aquelas que desejavam se esconder atrás de um look ‘bem’ mais comportado que os famosos biquínis. Era uma alternativa à moda praia.  Agora, ele vem com uma linguagem atual e compete com o biquíni, sem nenhum tipo de discriminação. Sem contar que o maiô, seguindo a linha do body/collant que voltou dos anos 80, virou uma peça que pode ser levada além dos domínios da areia, com criatividade e bom gosto, você transforma seu traje de mar em lindos looks para serem usados em outras ocasiões, seguindo basicamente a mesma linha de produção do body/collant, cuidando para que, realmente o maiô perca essa cara de praia, isso é fácil alinhando-o com peças mais clássicas, alfaiataria, cintos... enfim deixando o look mais urbano.
  
Editorial - Revista Manequim


Editorial - VOGUE (dez. 2010)

A primeira imagem traz alguns exemplos de maiôs já citados no texto, as outras duas são exemplos de uso do maiô urbano. Eu acho que o maiô usado fora da moda praia, fica melhor combinado com uma peça mais solta, causando um volume na parte inferior do corpo contrastando com a superior, que está extremamente justa. Reparem, no 3º look da Revista Manequim, a modelo usa um maiô com uma calça skinny, eu não gostei acho que fica tudo muito justo. Esse foi o único look que achei meio 'sem harmonia', os outros eu acho que conseguiram dar uma equilibrada legal, o que acham? Reparem que em todos os looks foram usados cintos, acho válido. Acredito que evita a quebra drástica do olhar, em algo muito justo e rapidamente largo. No editorial da Vogue, a 1ª foto a modelo usa o maiô da Cia. Marítima, coloquei esse maiô na 1ª imagem da 1ª foto (maiôs), é legal ressaltar isso, pois na 1ª foto ele está sendo usado como maiô mesmo e depois vira um maiô urbano. Porque muitas vezes essa comparação fica distante demais.
Juntamente com esse retorno das modelagens antigas, as padronagens também retornam. E diretamente da época que surgiram, os poás voltam a enfeitar os looks praianos, mas não se contentam só com isso invadem o verão 2011 por completo, mas isso é assunto para outro post.  
Outro retorno marcante na moda praia é a inspiração nos anos 70 (disco, hippies, brilhos, paz e amor). Ela vem marcada com a grande quantidade de estampas apresentadas nas passarelas, conta também com o brilho, tão condenado a ‘brilhar’ apenas a luz da lua ou a luz nenhuma. Agora, aparecem junto com a areia e o sol.   
Mas nem só de ‘volta ao passado’ vive a moda, teremos também a inspiração no surf. Que traz maiôs e biquínis, com cores vibrantes, mesmo com o flúor ‘mais apagadinho’ esse verão em comparação com o verão passado, onde as areias (e todos os outros lugares) mais pareciam uma gigante caixa de grifa-texto. Para quem ainda quer persistir nessa tendência, terá opções nas lojas.
Uma novidade, N maiúsculo! Não sei se bem aceita por todos amantes do verão (cores vivas, quentes, alegres) o preto total é apontado como uma nova tendência. Contrários ou não, não podemos negar que é uma inovação inesperada. Já que, a vontade que temos é de nem olhar para peças pretas, quentes e que absorvem o calor, nessas estações. Eu pesquisei muito sobre essa nova tendência, mas não encontrei muita informação. A Elle desse mês trouxe, já escutei em programas de TV, mas nada muito conclusivo. Ao oposto disso, tem muita informação do branco total, na moda verão 2011 em si. (O que é bem mais razoável)
E os bichos invadem as areias. Estampas trazem os animais para a moda praia. Apesar de que mesmo sem estar em alta, sempre encontramos ‘oncinhas, zebras e leopardos’ tomando sol, uma tendência mais que disseminada.
Acho que é isso! Algumas tendências que já estão no mercado. Algumas já vistas na praia outras, ainda, não. (sempre temos que levar em consideração a separação que existe na sociedade, os que lançam moda; os que aceitam antes de muitos; os que aceitam quando todos aceitam; os que aceitam quando já está saindo ‘da moda’ e os que não aceitam). É fato!
De qualquer maneira, independente de tudo que eu já falei, o importante como eu disse no outro post, é que você se conheça e saiba o que te valoriza ou não. E então, você vai poder fazer a melhor escolha levando em consideração seu estilo e gosto pessoal, e usando a moda ao seu favor.
Renata Secco

Um comentário: