segunda-feira, abril 11, 2011

Estilo

Fala-se muito de moda e muito pouco de estilo.
A moda é efêmera;rápida;inconstante. O estilo é permanente.

Como diria Coco Chanel, “A moda sai de moda, o estilo jamais.”
                                                                                                                                                 --

Sabe quando olhamos uma peça de roupa e dizemos ‘nossa é a cara da fulana de tal’? Pois é, nos relacionamos à personalidade, identidade, a visão que possuímos de determinada pessoa!
Relacionamos o famoso estilo predominante, pois é visível. É como uma extensão do nosso ser. Tem muito mais haver com simbologia e abstração que propriamente roupas;sapatos;bolsas. É o seu ritmo de vida, aquilo que você acredita, as experiências que viveu e a imagem que quer passar aos demais.

E todo mundo possui um estilo assim, tão visível? Of course not!
A maioria das pessoas não tem a mínima noção do estilo que seguem. Ou por nunca pararem para pensar nisso; ou por não conseguirem fazer com facilidade a relação entre o que pensa/acredita com a roupa que usa; ou.. ou.. ou..! 

Os motivos são variados, mas as conseqüências as mesmas.
Dificuldade de escolher roupas. Vítimas de tendências da moda, independente do que esteja em alta. Transmissão de mensagem errada, quando não nula. Entre tantos outras que entram na lista. Mas em resumo saber o estilo que segue economiza tempo, dinheiro e mal humor.
Isso não é uma tarefa muito fácil. É algo que vamos conquistando ao decorrer da vida. Portanto, quando mais jovem mais longe da ‘descoberta’ do estilo próprio estamos. Pelo menos em geral, deveria ser assim. Mas de qualquer forma, a busca por ele não tem idade.
Para auxiliar nessa caça pelo estilo eu encontrei um teste, (ultimamente estou muito volta aos anos capricho, né haha!), do livro ‘Segredos de Estilos’ da Christiana Francini. Não é solução para nada, como eu disse é uma busca, quanto mais você se conhecer mais fácil fica, então podemos tomar o teste como um ‘auxiliozinho’. Mas vejam, o teste é dividido em sete grupos, só existem sete estilos? É claro que não. Mas eles podem servir de base para um estilo próprio que venha a se derivar destes.
Eu achei válido, achei que o resultado deu certo. Façam e me digam se deu certo para você também.
Vamos às instruções:
Em cada figura há uma lista de elementos que compõem personalidades do ser humano, anote em um papel quantas características você possui. E reserve até o final de todas as figuras.
No fim você terá vários resultados, um de cada teste, o maior número, ou seja, aquele que mais for marcado representa o seu estilo predominante.
Se houver empate, ou até resultados próximos, isso indica que há uma mistura de estilos, ou que um é o predominante, mas há características de outros. (Em geral os três maiores números representam a constituição do seu estilo pessoal).
Vamos lá:
 
 
 
 
 
 



(Clique em leia mais para ver o resultado)

I.                    Esportivo: A mulher esportiva é mais despojada. Usa jaquetas jeans, estampas alegres, nada com muito brilho, sapatos baixos, bijuterias básicas, cabelo preso, maquiagem leve, é um look casual. A mensagem que passa é casual, descontraída, despojada, sem compromisso.

II.                  Tradicional: A mulher tradicional usa tecidos mais sóbrios, nada muito justo ao corpo, modelagens mais sérias, sapatos com salto e bico fino, cabelo impecável, corte clássico. A mensagem que passa é conservadora, pouca exposição. É um estilo que não segue tendências da moda. Em geral para garotas mais novas ele vem misturado com outros estilos mais leves (elegante, feminino) que quebram um pouco a formalidade do estilo.

III.                Elegante: A mensagem que passa é um tradicional mais relaxado. A mulher elegante já insinua a silhueta feminina, também usa tecido mais sóbrios, porém com menor peso de formalidade, possui cabelos bem-cuidados, saltos ou rasteiras, jóias a bijuterias. Segue o tradicional de uma forma mais sutil.

IV.               Sexy: Esse estilo requer uma atitude propensa à provocação. A mulher sexy usa modelagens reveladoras, tecidos que colam no corpo, saltos, barriga de fora, calça baixa, acessórios chamativos. A mensagem que passa é uma mulher provocante, atraente e segura de si.

V.                 Feminino: A mulher feminina gosta de rosa, bege, cores pastéis. Procura detalhes na roupa como babados, laços e flores. Aprecia saias rodadas. A modelagem não é reveladora, mas também não é extremamente discreta. Sapato alto ou baixo, sapatilhas. Cabelos longos, maquiagem clara. A mensagem que passa é uma mulher romântica, fofa, meiga.

VI.               Dramática: Nesse estilo tudo é feito para chamar atenção. Mas não igual ao estilo sexy, tem relação com a teatralidade. Abusa da desproporção. Essa mulher parece sempre estar entrando em ‘Hollywood’. Golas enormes, tamanho exagerado, óculos grandes. Cores contrastantes. Batom vermelho. Aqui a mensagem passada é também de uma mulher segura de si, da sua personalidade.

VII.             Criativo: O estilo da mulher que gosta de misturar. Mix de estampas, de época, de tendências. A mulher criativa, na verdade, não se prende a nada. Acessórios exóticos, cabelos diferentes. A mensagem é de criatividade, inovação.
Espero que tenha auxiliado nessa busca de estilo. E que a escolha das roupas possa ficar mais fácil. Porque quanto mais nos conhecermos mais fácil fica! Assim você não vai às compras, e fica igual uma louca sem saber o que levar e que imagem aquela roupa transmite. É isso gente, beijos ;*
Renata Secco

Um comentário:

  1. sou esportiva e feminina
    pode parecer estranha a combinação, mas é exatamente como eu sou
    gostei do teste heheh
    ;*

    ResponderExcluir