terça-feira, janeiro 25, 2011

Ombros Marcados

Recebi um comentário da leitora, Eduarda, pedindo para eu comentar a respeito de peças com ombro marcado. Como usar; quem pode usar; dar dicas e etc.
Vamos lá. Diretamente dos anos 40 e 80, os ombros marcados voltaram mais ou menos no inverno 2009. E continuaram fortalecendo essa tendência o ano passado e esse ano ainda não saíram do foco. Eles voltaram de uma forma ‘beeeem’ sutil em comparação aos anos em que surgiram.
[Eu andei lendo que tem tudo a ver com uma simbologia de agressividade, força, confiança, enfim, que as mulheres foram conquistando. Nos anos 40, por começarem a trabalhar fora. Nos anos 80, a entrada efetiva no mercado de trabalho. E agora, eu nem preciso dizer, da força que a mulher já conquistou no século XXI. Achei interessante e faz muito sentido, já que os ombros marcados causam essa impressão de poder e segurança.]
Nem vou entrar na questão passarela, porque passarela aceita tudo. Vamos direto ao ‘como usar no dia-a-dia’:
Primeiramente, os ombros marcados não significam SÓ mais extra volume [paquita] nessa região, claro que existe muitas peças assim, mas hoje o destaque também vem por meio de aplicações, bordados, babados, drapeados (...).
Em uma produção com ombros marcados, o que tem que chamar atenção, obviamente, são os ombros. Por isso opte pelo resto look mais sequinho, sem grandes volume ou formas, sem outros detalhes que causam uma poluição visual.
Isso vale para todos os tipos de corpos, você tem que pensar, como eu já disse várias vezes, se aquilo que você está vestido está em equilíbrio.
Baixinhas: optem por um 'destaque' menor.
Magrinhas: vejam se o 'destaque' escolhido não deixou o resto do corpo desproporcional.
Quadril largo: pode abusar do volume nos ombros, que deixa em uniformidade com resto do corpo.
E quem tem ombros largos? Pois é, aí eu entro em um dilema, eu sou contra. Dizem que é possível usar com um volume mais sutil ou aumentando o volume na parte inferior do corpo. Mesmo que só forem marcados por aplicações ou coisas mais sutis, eu acho que fica desproporcional com o resto do corpo. Mas se for esse seu caso e você estiver morrendo de vontade, opte pelas aplicações (...).


Todos os looks com a parte inferior bem sequinha. Mesmo não gostando, dessa tendência para o meu corpo, tenho que dizer que elas fizeram boas escolhas, olha como ficou harmônico. A gente encontra muito mais vestidos do que qualquer outra peça, com ombros marcados. Mas os terninhos também são uma boa escolha.    
Eu acho que o principal de compor um look com ombro marcado é saber que a idéia que você está transmitindo de segurança, poder... Então sinta-se assim mesmo.
Renata Secco

4 comentários:

  1. obrigada renata secco, achei suas dicas bem esclarecedoras.
    eu já vi o último post que fala sobre vestidos
    de festa e fui ver a sua resposta das dúvidas
    da outra leitora.
    me ajudou tb

    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Como você sabe Re, eu demoro um pouco para aderir as novas tendências na moda, então não gosto muito de ombros marcados... A segunda imagem, com bordados e aplicações até me agrada mais. Quem sabe ano que vem eu to usando né?! Tudo é uma questão de adaptação, mas também se se sentir segura, como você disse.
    To adorando seu blog. A Lilian Pacce que se cuide! huaauhauha

    ResponderExcluir
  3. Magina eduarda, espero realmente ter solucionado
    algumas dúvidas!

    ResponderExcluir
  4. Tali eu já disse para você que não aceitar tendências
    assim tão rápido é absolutamente normal! hahah
    com certeza é tudo um questão de adaptação!
    hoje ou o ano que vem, os ombros marcados mostram
    segurança e poder, e isso vai ser sempre cool! =)

    hahahha, aah é coitada da lillian peace!
    obrigada flor! =)

    ResponderExcluir